domingo, 22 de setembro de 2013

Dez erros mais comuns nos cuidados com os cabelos

Olá!

Aqui vão alguns erros que a gente acaba cometendo com os nossos cabelos e como podemos evitá-los.

Prender o cabelo molhado ou com o elástico errado

Quem nunca acabou enrolando o cabelo molhado por preguiça de secar, ou mesmo pegando aquele elástico de dinheiro para prender por falta de tempo? Apesar de ser bem comum, isso pode acabar com a beleza dos seus fios. “Quando o cabelo está molhado fica mais elástico. Prendendo molhado ou com o elástico errado você rompe a fibra capilar, que se parte”, explica o cabeleireiro Thiago Soares, do Cat’s Cabeleireiros Morumbi. De acordo com ele, o elástico ideal é aquele mais macio e grosso, que não agride tanto.

Pentear pouco

Você não precisa fazer as 100 escovadelas por dia, hábito que, aliás, também faz muito mal ao fio. No entanto, escovar duas vezes por dia é essencial, mesmo que disforme seus cachos. “Você precisa pentear algumas vezes para levar a oleosidade da raiz para as pontas. Todo mundo produz uma certa oleosidade, que vira uma proteção natural”, indica.

Chapinha sem protetor térmico

De acordo com Soares, só o fato de usar a prancha todos os dias já é um equívoco cheio de malefícios, mas sem o protetor térmico é praticamente um pecado. “Ela estraga o cabelo e até altera a cor. Você precisa passar o protetor térmico, e é muito difícil as pessoas usarem. As vezes a mulher até tem em casa, mas na pressa acaba não usando”, completa.

Secador muito próximo ao fio

Na pressa de secar os cabelos rapidamente e voar para os compromissos, muitas pessoas acabam encostando o secador nos fios, o que resseca e pode quebrar. “Hoje em dia, qualquer secador é muito forte. Tem que usar o protetor e secar a uma distância que não encoste”, conta o hairstylist.

Xampu errado

Outro erro muito comum, segundo o profissional, é usar o xampu errado para o seu tipo de cabelo. Ele diz que muitas vezes percebe uma pessoa com os fios oleosos na raiz e seco nas pontas usando por um produto de hidratação, que aumenta ainda mais o problema, quando ela deveria optar por um para cabelos mistos.  Portanto, preste atenção ao seu fio e encontre o produto certo.

Água muito quente

Agora no inverno é normal tomar aquele banho superquente para espantar o frio, mas isso é um veneno para as madeixas. “A água muito quente dilata, e com a cutícula do cabelo aberta ele embaraça mais, podendo quebrar na hora de pentear. É melhor se puder ter uma água mais morna mesmo no inverno”, aconselha.

Esfregar a toalha na cabeça

Você sai do banho quentíssimo e esfrega seus cabelos para secá-los? Então você está cometendo dois erros, que juntos podem virar um problemão. “Isso é um erro, você vai abrir ainda mais a cutícula do fio e ainda vai criar um atrito muito grande, quebrando e deixando muito frizz nos fios”, adverte Soares.

Pouco cuidado com os fios

Também causa preocupação para o cabeleireiro a falta de cuidados caseiros. “Falta cuidar mais do cabelo. Por exemplo, se você colore e não hidrata, a cor não vai durar tanto quanto gostaria. A hidratação no salão deve ser feita a cada 20 dias, e aí é só manter com bons produtos em casa. Se você hidrata sozinha, o ideal é usar um xampu, máscara e leave-in com protetor térmico bons, uma vez por semana”, diz. Seus fios tendem a ficar com pontas duplas? “Substituir o condicionador pela máscara, que é mais rica em nutrientes, melhora em 50% o aspecto do cabelo. Não deixe os 10 minutos, use como usaria o condicionador comum”, ensina.

Cor e cortes que não combinam

Por mais que você tenha mil ideias, procure saber se elas se adequam uma a outra e se combinam de fato com seu estilo. “Usar a cor errada em relação ao corte é muito comum, como querer californianas em cortes curtos. A mulher tem que sincronizar melhor a ideia do corte e da coloração, e ouvir mais o profissional, que é especializado nesse equilíbrio”, fala.

Babyliss diário

O profissional diz que muita gente considera o babyliss mais fraco que a chapinha, e acaba curvando as pontas quase todos os dias. Apesar do “efeito Gisele” ser muito bonito e deixar a imagem sensual, é preciso cuidado. “O babyliss tem quase a mesma temperatura que a chapinha e fica parado muito tempo no cabelo. Não pode usar todo dia e tem que ter o protetor”, finaliza.

Texto original do site daquidali.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, é sempre um prazer conversar com você!