sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como prevenir rugas e flacidez

rugas-tratamento-rugas-flacidez-rugas-de-exressao

Rugas e Flacidez

Quando falamos em Rugas e Flacidez da Pele, a grande maioria de nós teme o surgimento daquelas linhas, sulcos, e dobras, mas sabemos que as rugas vão aparecer em nosso rosto mais cedo ou mais tarde. É óbvio que não se pode impedir que o envelhecimento e a flacidez ocorra, mas você não precisa ter uma pele toda enrugada. Com algumas medidas de bom senso, podemos prevenir um pouco a formação das rugas e manter seu rosto com um aspecto muito melhor e sem aquela flacidez que tanto fugimos.

Causas das Rugas e da Flacidez

Antes de mais nada, é importante entender como a pele envelhece e como surgem as rugas. Uma das causas do envelhecimento da pele é o começo de seu desgaste. A partir da vida adulta iniciamos o nosso processo de envelhecimento. Entretanto, esses efeitos só se manifestarão, de uma forma mais intensa a partir dos 50 anos. Piorando gradativamente por volta dos 60-70 anos, quando começamos a ver um adelgaçamento da pele, e dos tecidos adiposos.
Com essa perda de elasticidade e da sustentabilidade, a gravidade começa a preponderar e vemos então uma “pele caída”, com formação de bolsas nos olhos, rugas próximas à boca e região do queixo e pescoço (“papada”).
O nariz e a orelha também ficam caídos, além de crescerem e se tornarem mais finos.
Nessa fase, além da flacidez da pele, já notamos os resultados das marcas de expressão, que vão se tornando cada vez mais fortes.
No entanto, apesar desses fatores serem importantes, nenhum deles é tão importante quanto à exposição aos raios solares, UV-A e UV-B, que são responsáveis, em média por 90% do envelhecimento cutâneo, sendo que nos fumantes essa proporção muda, pois o cigarro aumenta muito o envelhecimento da pele.
Assim, enquanto a ciência não nos permite impedir certas mudanças do corpo, e assim impedir a formação das rugas ou da flacidez da pele você pode se proteger do maior culpado pela formação das rugas e ajudar a diminuir o impacto de alguns dos fatores coadjuvantes. Continue lendo este artigo e descubra como.

Medidas Gerais Para Prevenir as Rugas

Filtro Solar/Bloqueadro solar: Use filtro solar todos os dias. Deve-se aplicar o filtro solar com fator de proteção (FPS) de pelo menos 30 e que contenha índices seguros de proteção UVA e evitar o sol ao máximo, entre 10h e 16h, quando a incidência dos  raios são os mais intensos, tem dois benefícios principais: além de minimizar as chances de aparecimento de rugas com a idade, você estará prevenindo o câncer de pele, que pode ser fatal quando muito grave. A nossa cultura valoriza o corpo bronzeado, mas isso, ao longo do tempo vai deixar sua pele mais manchada, envelhecida, enrrugada e com um risco maior de desenvolver câncer de pele.
Não importa o tipo de pele que você tenha, ela vai agradecer se você aplicar filtro solar todas as manhãs (e seguir as instruções de reaplicação encontradas no rótulo do produto) como parte de sua rotina diária. Quanto mais cedo você fizer disso um hábito em sua vida, melhor para sua pele, pois menos rugas e menos flacidez vai haver.
Hidratação: A hidratação é um item importante no cuidado com a pele em geral e também na prevenção das rugas e da flacidez. A pele bem hidarata fica mais protegida contra as agressões do meio ambiente, além de permitir um fluxo mais uniforme de nutrientes em toda a sua extensão.
Nutrição: Para prevenir rugas e flacidez da pele, é preciso ter uma alimentação, rica e bem balanceada, pois assim a pele terá ao seu dispor todos nutrientes necessários para manutenção de sua boa qualidade.
Cosmecêuticos: são produtos cosméticos com propriedades terapêuticas bem definidas, os de melhor resultado para a prevenção e tratamento da flacidez da pele e tratamento das rugas são, normalmente prescritos pelo médico, que poderá avaliar melhor quais os produtos mais indicados para cada paciente. De uma forma geral são os “ácidos” que muitos conhecem e alguns até temem, pois muitos fazem uso sem controle e por isso apresentam muitos efeitos indesejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, é sempre um prazer conversar com você!